Fórum Interculturas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Partilha de experiências interculturais e debate sobre o papel da União Europeia em prol do diálogo entre culturas.
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Visitar a Tunísia

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
pinho




Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/01/2008

Visitar a Tunísia Empty
MensagemAssunto: Visitar a Tunísia   Visitar a Tunísia Icon_minitimeSeg Fev 04, 2008 11:06 am

A Tunísia é um país cheio de bons motivos para ser visitado. Realça-se, acima de tudo, pelos seus aspectos históricos, resultado da forte presença dos diferentes povos que por lá passaram. Foi por estes motivos que decidimos visitar este país e partir na aventura.
Partimos em finais do mês de Agosto e mal chegamos, ainda no aeroporto, fomos confrontados com aquela que é uma das grandes diferenças em comparação com o nosso país, a temperatura, que por volta das 23:00 rondava os 32º C. Ainda no aeroporto encaramos com uma situação diferente daquilo a que estamos acostumados. Os senhores agentes que aí se encontravam para controlar as entradas no país, além de profissionais eram também muito atenciosos com os turistas, especialmente para as do sexo feminino (característica que já conhecíamos e para a qual estávamos preparados).
Já instalados num hotel de Sousse, demos início à grande aventura, que se veio a revelar mais enriquecedora do que era de esperar. Começamos por uma visita pela cidade e entramos num típico café tunisino e após alguns minutos reparamos que a única mulher nesse estabelecimento era a Cristina. Contudo, e apesar deste nosso comportamento os presentes não se mostraram muito incomodados e fomos atendidos com toda a normalidade. De salientar, no geral, que as pessoas são muito amigáveis e esforçam-se em falar muitas línguas, já que o turismo é a principal fonte de rendimento, em especial, no sul do país.
A cada dia que passava e quanto mais nos afastávamos da cidade era possível verificar que as nossas diferenças culturais, religiosas e sociais eram muito díspares, o que nos cativou ainda mais. Tentávamos perceber como é que aquele povo conseguia trabalhar debaixo daquele sol abrasador, com toda aquela roupa, especialmente as mulheres, que nas zonas mais rurais se tapavam por completo. Aquelas práticas religiosas tão fortes e enraizadas, praticadas em qualquer local (na rua, por exemplo). Porém, e depois de alguns dias passamos a admirar, ainda mais, aquelas pessoas que fazem um grande esforço para, no fundo, sobreviver.
Como verdadeiros turistas que somos, fizemos uma visita à Medina de Sousse (a pérola do Sahel) para fazermos umas compras – foi sem dúvida o dia mais divertido em toda a estadia. Ruas estreitas, cruzadas e entrelaçadas repletas de lojas (pequenas) com tudo e mais alguma coisa. Contudo, o mais divertido eram os vendedores cuja capacidade de persuasão e diversidade linguística eram fantásticas. Falavam, no mínimo 5 línguas e todos os turistas que por ali passavam eram interpelados por eles e era neste preciso momento que aqueles turistas mais ariscos, no bom sentido, punham em prática a bela arte de regatear (característica intrínseca deste povo, em especial nestes locais).
Outra experiência curiosa vivida por nós foi a possibilidade de conhecer, através de um amigo nascido e criado na Tunísia, uma verdadeira família tunisina, no centro de Tunis (capital), conhecer a sua casa, os seus hábitos, costumes e até mesmo a sua alimentação muito interessante e condimentada.
Foram vários os locais por onde passamos, desde Hammamet, Tunis, Port El-Kantaoui, Cartago, mas aquele que mais nos impressionou pela sua beleza arquitectónica foi a localidade de Sidi Bu Said repleta de uma imensidão de casas brancas e azuis, cenário para belas fotografias.
Foi uma experiência fabulosa e que contamos repetir já que muito ficou por aprender e por visitar.
Ir para o topo Ir para baixo
taniaraujo

taniaraujo


Número de Mensagens : 10
Idade : 44
Data de inscrição : 28/01/2008

Visitar a Tunísia Empty
MensagemAssunto: Pedido de fotografias....   Visitar a Tunísia Icon_minitimeTer Fev 05, 2008 3:41 am

Olá!!

Hummm, fiquei com vontade de ir à Tunísia também hehe... apesar de ter outros destinos preferidos, acho que ia gostar muito de lá ir, sobretudo pela descrição que fizeste da Medina de Sousse Smile Então e que tal umas fotografias para aguçar ainda mais o apetite?
Ir para o topo Ir para baixo
 
Visitar a Tunísia
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Interculturas :: Partilha de experiências :: Histórias-
Ir para: