Fórum Interculturas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Partilha de experiências interculturais e debate sobre o papel da União Europeia em prol do diálogo entre culturas.
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 O Natal - Como se comemora nas diferentes culturas?

Ir para baixo 
AutorMensagem
taniaraujo

taniaraujo


Número de Mensagens : 10
Idade : 44
Data de inscrição : 28/01/2008

O Natal - Como se comemora nas diferentes culturas? Empty
MensagemAssunto: O Natal - Como se comemora nas diferentes culturas?   O Natal - Como se comemora nas diferentes culturas? Icon_minitimeSeg Dez 15, 2008 3:33 am

"A tradição dos festejos do Natal encontra diferentes maneiras nas diversas culturas do mundo. De modo especial, os países europeus têm grande similaridade nas comemorações, mas os países orientais possuem tradições bastante distintas.
Na Polônia, por exemplo, a família reúne-se em volta da mesa, enfeitada com a manjedoura. O momento culminante da ceia, que acontece na noite do dia 24 de dezembro, é a “Oplatek’’. É o momento de aproximação das pessoas. É, portanto, um momento de reconciliação, de perdão. Na ceia não se come carne vermelha, mas sim peixes. A meia noite, os poloneses assistem a missa do galo.
Alemanha, país rico em tradições natalinas, o momento mais importante do Natal é quando a família se reúne, durante a ceia ou o almoço. Na noite de Natal, todos se reúnem nas suas casas, entoam cânticos e acendem as velas da árvore. Nas famosas “Feiras de Natal” se pode comprar tudo para as festividades: enfeites, pães, a árvore, figuras de presépio, pães de mel, amêndoas torradas, brinquedos de madeiras, artigos de lã, caramelos, chocolates.
Um dos pontos fortes do Natal francês é a qualidade e diversidade dos alimentos servidos na ceia. Cada região tem o seu prato tradicional: na acácia, o prato principal é o ganso. Em outras localidades, o peru com nozes e, para os parisienses, as ostras são o prato predileto. Os franceses, gostam muito do presépio, geralmente feitos em peças de cerâmica. O sul do país é conhecido pela confecção de peças do presépio.
Os chineses cristãos comemoram o Natal decorando suas casas com coloridas lanternas de papel. Também as árvores de Natal que são chamadas de “árvores de luz’’, são decoradas com lanternas, flores e outros enfeites de papel. No entanto, a grande maioria dos chineses não é cristã. Para essa população a principal festividade deste período é a comemoração do Ano Novo chinês que acontece em uma data variável no final de janeiro.
A festividade do natal foi introduzida no Japão pelos missionários cristãos. Mas, ultimamente, a grande maioria da população, também passou a comemorar esta data. Isto porque existe, na cultura Japonesa, uma longa tradição de troca de presentes. Um outro hábito natalino encontrou abrigo entre os japoneses. O presépio encanta especialmente as meninas, que gostam de montar os seus próprios presépios. Mas a data mais importante para os japoneses, em tudo a seu calendário de comemorações, é a do Ano Novo.
Enquanto os Brasileiros optaram por uma árvore de Natal que não é nativa do país o pinheirinho, os indianos elegeram as árvores nativas para decorarem. Em diversas regiões indianas usam-se pequenas lamparinas como enfeites que são colocadas sobre os telhados e muros. Mas, nas igrejas utilizam-se velas e uma flor, o bico de papagaio, que embora mexicana tornou-se a flor do Natal de vários locais na Índia.
Durante o Natal no México, a população aproveita não só para distribuir presentes, mas para relembrar os difíceis movimentos que antecederam o nascimento de Jesus. O povo participa de procissões. As pousadas reproduzem o drama de Maria e José quando procuravam um local para ficar quando chegaram em Belém. (cançaonovanews)" in http://www.folhadonorte.com.br/site/ver.php?manchete=205

santa BOAS FESTAS para tod@s!
Ir para o topo Ir para baixo
 
O Natal - Como se comemora nas diferentes culturas?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como colocar imagens nas mensagens

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Interculturas :: Multiculturalidade em debate! :: Curiosidades sobre culturas-
Ir para: